Assinala-se este sábado [01.06.2024] o Dia Mundial dos Pais, um dia que tem como objectivo de homenagear a dedicação, o compromisso e sacrifício dos pais de todo o mundo.
De entre as várias resoluções adoptadas, a Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamou o Ano Internacional da Família em 1994, o Dia Internacional das Famílias e em Setembro de 2012 na sua resolução A/RES/66/292 de 17 de Setembro de 2012, o Dia Mundial dos Pais.
Desde a década de 1980, o papel da família tem atraído cada vez mais a atenção da comunidade internacional, sendo que a principal responsabilidade dos pais sempre foi cuidar dos filhos, protegê-los e garantir o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade.
Em consonância com o espírito da Convenção sobre os Direitos da Criança, o apoio às famílias e aos pais é cada vez mais reconhecido como um elemento importante das políticas sociais nacionais e dos programas de investimento social destinados a reduzir a pobreza, a reduzir as desigualdades e a promover o bem-estar das pessoas.
Ao longo do mês de Junho, o Fundo das Nações Unidas para a Criança (UNICEF), para além de partilhar conselhos e recursos especializados sobre saúde mental, cuidados de criação e criação divertida de filhos, a organização internacional faz um apelo aos governos e às empresas para um apoio universal às práticas parentais.
É uma oportunidade para demonstrar que os pais têm um papel fundamental na formação da personalidade da criança, como âncoras da família sendo uma base das nossas comunidades e sociedades.
Os pais têm o dever de proteger as suas famílias de perigos, de cuidar das crianças fora da escola e, ao mesmo tempo, continuar com as suas responsabilidades no trabalho.